3 Dicas para prevenir a Tendinite

14 outubro, 2022

https://www.instagram.com/reel/CjjJMvNDAXF/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Como a acupuntura funciona?

30 setembro, 2022

    A acupuntura é uma técnica milenar e com muita comprovação científica para dores, questões hormonais e psiquiátricas.

Como age?

    A acupuntura age estimulando pontos (de acupuntura) que são naturalmente mais responsivos. Ou seja, a estimulação, via massagens ou colocação de agulhas nesses pontos, vai gerar no corpo uma resposta mais intensa do que seria se não fosse feita nesses pontos específicos.

E que resposta é essa? 

    Depende do ponto usado. Mas, no geral as respostas envolvem a liberação e a produção de substâncias antiinflamatórias, analgésicas e que causem sensação de bem-estar. Essas substâncias regularizam o funcionamento do organismo re-estabelecendo um livre fluxo de nutrição e um metabolismo adequado.

    O incrível da acupuntura é que ela age ativando e reforçando cascatas de produção de substâncias e autorregulação que estavam "esquecidos" ou "enfraquecidos". É como se fosse uma professora relembrando um aluno do que ele é capaz e permitindo-o alcançar seu potencial.

    Por isso, que costumo falar que a acupuntura tem efeitos progressivos e mais duradouros que outras terapias convencionais. Além disso tudo, você já sente os resultados na primeira consulta durante ou pouco depois. Incrível não?


Att.

Dra. Taiane Monteiro

Biomédica Acupunturista 


Agende sua consulta:

    Se já souber seu horário: na aba de agendamento do site para acesso direto aos horários disponíveis.

    Se precisar falar com alguém via Whatsapp: (21) 99224-3635 - dra Taiane Monteiro / (11) 93305-8210 - secretária

    Caso, prefira ligar:  (21) 2042-0567 - secretária

    


 

O segredo de Michael Phelps

27 setembro, 2022

O segredo do Michael Phelps (natação), Neymar (futebol), Diego Hipólito (ginástica olímpica), Alex Naddour (ginástica olímpica), Natalie Coughlin (natação), Pavel Sankovich (natação), Gwyneth Paltrow (atriz e empresária), Justin Bieber (cantor), Jennifer Aniston (atriz), Victoria Beckham (empresária, estilista e ex-cantora) e muitos outros é a ventosaterapia.

A técnica existe há cerca de 4 mil anos e há diversas variações, mas as mais comuns são utilizar copos de vidro ou copos de acrílico para realizar a sucção. Os principais benefícios são: reestabelecimento da circulação normal de sangue no local o que permite maior amplitude de movimentos, redução de dor, melhora da capacidade respiratória e recuperação mais rápida após atividades físicas, além de um grande relaxamento e bem-estar. 

Há algumas contra-indicações de uso: pacientes em jejum ou muito debilitados, recém extenuado devido à atividade física intensa, pacientes com alterações do sistema circulatório, etc. Busque sempre um acupunturista (!) que estudou a teoria e a base da ventosaterapia, apesar de fácil aplicação quando feita sem embasamento pode causar prejuízos ao paciente!

Fora isso, quando bem feita é uma técnica com relativamente segura e extremamente eficaz com resultados sentidos após a aplicação e o único “efeito colateral” são as manchinhas roxas que podem aparecer ou não.

Segue alguns depoimentos de pacientes meus abaixo:

Quando fui atendido pela primeira vez não sabia o que esperar, procurei devido a dores nas costas. Hoje em dia só faço manutenção das costas, nunca mais travei e já cuidei de um rompimento muscular na coxa devido ao ciclismo com ela e suas ventosas!

G. Brasil, atleta amador de ciclismo e relações públicas

Sem as ventosas da Taiane meu desempenho no crossfit não é o mesmo. Me recupero mais rápido das dores e minha flexibilidade não fica comprometida por conta das dores.

V. Xavier, atleta de crossfit 

Procurei a Taiane para tratar a ansiedade, mas tinha medo de agulhas no início e então ela sugeriu as ventosas: quase dormi quando ela tirou. Deu uma paz, que há tempos não sentia!

B. Brazão, estudante


Por Dra. Taiane Monteiro

 

Menstruação

12 setembro, 2022




Você sente muitas cólicas?

Seu ciclo é irregular?

Tem meses que o fluxo é intenso e outros mal desce?

TPM que te faz querer matar um?

Isso não deveria ser normal, apesar de bem comum.

Se você não tem nenhum caso grave de endometriose, a acupuntura por si só pode regularizar o seu fluxo menstrual, sem o uso de medicamentos!

Breve resumo da minha história com SOP

Eu sofria de cólicas intensas sem conseguir trabalhar ou estudar, fui diagnosticada com síndrome do ovário policístico (SOP).

Cheguei a tomar por poucos meses anticoncepcional, mas não me adaptei e não queria ficar dependente de remédios.

Comecei a estudar acupuntura e a me tratar com acupuntura, há anos faço exames e dá negativo para SOP. As cólicas reduziram BASTANTE e consigo sair para trabalhar e fazer o que preciso. Mesmo que eu não faça acupuntura semanalmente para isso. Aliás por pouco tempo fiz direcionada para esse propósito. Geralmente, fazia para dores físicas ou somáticas.

O poder da acupuntura

A acupuntura serve como um professor que sinaliza pro seu aluno (corpo) o que está errado e ensina ele (corpo) a fazer sozinho bem o que nasceu pra fazer (estar saudável). Junto a essa prática adicionamos os demais conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa - da onde a acupuntura se origina, nos quais há orientações relativas à alimentação, chás e outras práticas que auxiliam na manutenção dos resultados e prevenção de doenças pro resto da vida.

Venha ter uma vida mais harmônica, calma e emocionalmente mais forte.

 Agende já a sua sessão e venha ser sua melhor versão:

Agendamento por sitehttps://taianemonteiro.healthoffices.com.br/ 

Agendamento por whatsapp https://wa.me/5511933058210

ou fale comigo diretamente por Instagram

@drataianemonteiro https://www.instagram.com/drataianemonteiro/ 

 

Paralisia por Herpes Zóster (vírus da catapora)

12 setembro, 2022

Ultimamente tem surgido casos de herpes zóster causando dores incapacitantes até paralisias. A doença é conhecida antiga, porém a novidade agora é que tem acometido jovens – alguns de 28 anos de idade! – como ambos o cantor Justin Bieber (nos Estados Unidos) e a jovem Nicoya Rescorla (do Reino Unido). No caso de ambos, o quadro tem um nome próprio e chama-se Síndrome de Ramsay Hunt (SRH) que causa uma paralisia unilateral no rosto impossibilitando os movimentos normais do rosto associada a dores intensas no local. O quadro pode ser revertido totalmente, o quanto antes iniciado o tratamento e menos chance terá de sequelas portanto.

O que é o Herpes Zóster

O herpes zóster na verdade é um vírus que no seu primeiro contato com o ser humano ele se manifesta como catapora, depois que a catapora “acaba” ele fica adormecido no nosso corpo e nunca é eliminado. Quando a nossa imunidade baixa (baixa de vitamina D, situação de estresse, doenças auto-imunes, etc.) o vírus pode ser reativado e dependendo do local onde se manifesta o quadro pode ser mais grave ou menos.

Locais de Manifestação

Simplificando, se reativado nos nervos facial e ou auditivo causa a SRH. Se ocorre nos nervos próximos à barriga, às costelas e às costas tem-se o quadro clássico que acomete pessoas com mais de 50 anos conhecido popularmente como “cobreiro” – devido às pequenas vesículas/bolhas avermelhadas que costumam coçar e causar dores intensas. Mas, pode ocorrer nos lábios e outros locais do rosto, sem causar a paralisia.

Sintomas

Dor intensa, presença de vesículas/bolhas avermelhadas que costumam coçar e alguns relatos até ardência, paralisia (dependendo do nervo acometido) e neuralgia (dor intensa causada por nervos danificados ou inflamados).

Tratamento do Quadro

O tratamento da herpes zóster clássico é antiinflamatórios e ou corticóides associados normalmente a um anti-viral chamado de aciclovir. Porém, como acupunturista com experiência em quadros iniciais e crônicos de herpes zóster recomendo a acupuntura, não só para tratar o quadro inflamatório doloroso da herpes zóster como a sua causa que na maioria dos casos tem a ver com a imunossupressão e o estresse. Ambas causas que a acupuntura costuma ter excelentes resultados. Além de descanso adequado, melhora da alimentação e busca da redução de situações estressantes sempre que possível.

Vacina contra Herpes Zóster

Há no Brasil, duas vacinas em vigor. A primeira mais antiga e barata Zostavax de dose única R$550,00 em média e a nova – lançada junho de 2022 – Shingrix duas doses no total de quase R$1700,00. A Shingrix é mais eficaz em pessoas acima de 50 anos e pode ser aplicada em imunocomprometidos, porém vale a consulta com seu médico que lhe acompanha para uma avaliação mais precisa.

Acupuntura e Paralisias por Herpes Zóster

A acupuntura classicamente tem indicação para todas as inflamações que ocorrem no nosso corpo.

Considere a acupuntura como tratamento complementar a herpes zóster, já atendi muitos pacientes que não obtinham a melhora esperada com o tratamento clássico e a acupuntura fez a diferença. Claro, cada caso é um caso, e aqui não há a promessa.

No mais, busque uma vida mais leve, mais natural.

 

Ansiedade: tudo para combatê-la

8 setembro, 2022

O que é Ansiedade

É um sentimento natural do ser humano que o mantém mais alerta quando este se antecipa a uma futura ameaça. Muito útil para que possamos lidar melhor com um problema que antecipamos.
Entretanto, atualmente quem “sofre com ansiedade“, ou seja tem um transtorno de ansiedade, tem essa antecipação desequilibrada o que o faz sofrer e reagir de forma desproporcional a diversas situações que não apresentam na maioria das vezes real risco à vida da pessoa.

Sintomas de Ansiedade

Preocupação excessiva, geralmente há algum medo irracional associado, aumento dos batimentos cardíacos (taquicardia – frequência cardíaca elevada), respiração curta e até ofegante, suor excessivo, cansaço (!), intestino preso (constipação) ou solto (diarréia), aumento da quantidade de açúcar no sangue (aumento da glicemia) e consequente predisposição a uma resistência insulínica e futuramente até à diabetes tipo II.

Boca seca, dores em ombros e braços, enxaquecas, nervosismo e irritabilidade. Pode haver um aumento do acúmulo de gordura, exaustão de raciocínio e redução da proteção (muco) do estômago predispondo o indivíduo a crises de gastrite.

Crise de Ansiedade


Essa crise ocorre, e pode ser identificada, quando há um aumento desses sintomas de forma que a pessoa perca o controle. Muitas pessoas desmaiam devido ao excesso no consumo de energia para tanta antecipação desproporcional.
O que costuma se observar é uma exaustão após a crise de forma que a pessoa se sente totalmente esgotada e precisando dormir rapidamente.

Com o avançar de um tratamento adequado para cada individuo o que costuma ocorrer é uma redução dessa intensificação de sintomas além de uma redução da incidência (acontecimento) dessas crises.

Transtorno de Ansiedade e Pânico

Costuma se falar em transtorno quando esses sintomas de ansiedade e as crises de ansiedade ocorrem de forma recorrente há algum tempo e quando começam a afetar a vida do indivíduo.
Alguns exemplos de comprometimento da vida são: dificuldade em sair sozinho, medo de andar em algum transporte sozinho, abandono de vida escolar e de trabalho por não conseguir gerenciar mais o seu corpo e reações, isolamento social, etc.

Como funciona o tratamento


Primeira coisa a se pensar é que, se você já está na fase das crises se encaminhando para transtorno ou já tem um transtorno, seu corpo está se acostumando a reagir desequilibradamente.
Se há um hábito criado devemos criar um novo hábito: não reagir com excesso.

Para essa primeira fase você precisa atacar com constânciapara ter resultados mais definitivos:
conversa e crenças (psicólogo/terapeuta de técnicas que auxiliam na mudança de crenças) + acupuntura (auxilia BASTANTE a reduzir a intensidade dos sintomas e a incidência das crises, ensinando seu corpo a não reagir tão intensamente) + óleos essenciais e ou florais (complementam o tratamento e ajudam também como SOS nas crises).

Em paralelo a primeira fase


Distração. Usei isso bastante durante as minhas próprias crises de ansiedade. O cérebro associa situações a reações. Quando você estiver frente ao que te dá medo, ou te faz reagir exageradamente, você usa algo que te distrai para reduzir o foco do seu corpo para o medo.

Exemplos: ligar músicas no seu celular, colocar uma série para assistir (no celular ou em casa), andar com um livro texto ou com ilustrações para você olhar mesmo que não realmente consuma o conteúdo, comece a jogar um jogo, foque seu olhar em uma pessoa aleatória e observe-a (no transporte público é fácil), concentre-se num elemento natural (o balançar das folhas de uma árvore, o barulho dos pássaros) ou na risada de uma criança, coma alguma coisa (chicletes e balas podem ser útil pra te fazer gastar energia com outras coisas – moderação galera), etc. Importante, não use somente uma única distração sempre! Senão seu corpo pode começar a associar a sua crise de ansiedade a aquele hábito! Variação é importante!

Observe, sempre que possível, alimentos que te deixam mais ansioso, comumente são os que aumentam a nossa “animação” (agitação): açúcar (doces e alimentos refinados em geral), alimentos hipercalóricos (junk food), alimentos e bebidas que contém cafeína ou outros estimulantes (energéticos, café, chá verde, chá branco, chá preto, chocolate,…), etc.

Segunda fase:

À medida que os sintomas e crises reduzem de intensidade e frequência, recomendo fortemente a retomada de alguma atividade que lhe dava prazer ou que possa vir a te dar: Dança, corrida (aeróbicos) moderada a leve, yoga, praia, surfe, ir ao cinema e ou teatro, ida a um bar com alguns amigos, viagem curta, etc.

Nessa fase, você pode começar a reduzir algum dos tratamentos se você estiver confortável com isso.

Terceira fase:

Retomada de atividades que não necessariamente te dão prazer, mas você precisa fazer:

Voltar a estudar, a trabalhar parcialmente ou integralmente (dependendo de como você está se sentindo), começar a fazer mais regularmente atividades físicas e começar uma musculação leve, sair sozinho, etc.

Quarta Fase:

Manutenção.

Nessa fase, você começa a se desafiar mais e vai se observando.
Sai sozinho e fica mais tempo fora de casa, vai estudar ou trabalhar sozinho, dá um intervalo maior entre as sessões com o terapeuta, e começa a caminhar mais sozinho.

Remédios para Ansiedade ou Formas de Tratamento para Ansiedade

Como já falei acima: Acupuntura, Terapia, Óleos Essenciais e ou Florais, e, não citado ainda, remédios alopáticos receitados pelo seu médico de confiança. Todavia, os remédios devem ser muito pontualmente utilizados porque em geral ”anestesiam a dor da ansiedade”, mas não tratam nem auxiliam numa melhora progressiva.

O tratamento que eu descrevi anteriormente, tem o objetivo de fazer com que a pessoa retorne a uma vida plena. Claro, que em alguns casos bem graves o remédio também é necessário, é tudo custo-benefício a ser conversado com seu médico. Mas, sempre que possível deixe essa opção por último.

Quanto mais remédio se toma, mais remédio tende a se tomar e mais doente tende a se ficar.

Eu vim da área de pesquisa científica em Farmacologia e sei a nível molecular o que acontece com a ingestão contínua de remédios, não recomendo salve casos específicos.

Prevenção e semear a saúde da forma mais natural possível é o melhor que você tem a fazer pelo seu futuro.


Por Dra. Taiane Monteiro

 

Coluna Destravada em uma sessão?

8 setembro, 2022

É muito comum as pessoas procurarem acupuntura para problemas crônicos de coluna. Mas, você já pensou em procurar para situações agudas? Ou até crônicas agudizadas?

Desde o início da minha prática como acupunturista, atendo muitos pacientes com queixas relacionadas a coluna. Tenho experiência com diversos pacientes incluindo aqueles com hérnias de disco com dor e crises controladas e que por algum movimento brusco no ângulo errado “travaram” ou aqueles que aparentemente nunca tiveram nada ou que já fizeram cirurgia para tratar a hérnia de disco, mas que vez ou outra dão uma travada e ficam “tortos” por aí. Apesar de questões na coluna vertebral serem em sua maioria muito sérias, a acupuntura é muito eficiente em tratá-las e pode manter a pessoa o resto da vida sem crises. Vale lembrar que cada caso é um caso, mas a acupuntura tem muito êxito na maioria deles.

Para as colunas travadas agudamente ou cronicamente, a acupuntura é um ótimo recurso. Para os casos agudos, é óbvio que a chance de recuperação é muito maior e geralmente em uma única sessão o paciente destrava e já sai com uma grande redução na dor ou até ausência. Nos crônicos, dependendo do estilo de vida da pessoa e do tempo de dor, a mobilização de energia é mais lenta, mas ainda sim, os resultados são muito animadores e em muitos casos mais eficientes (em especial na relação custo x benefício) que os medicamentos tradicionais.

Uma observação curiosa, é que em muitos quadros de dor intensa e crônica, o paciente está tão acostumado com a dor que quando termina a sessão não consegue com clareza perceber que a dor foi embora. Só depois de umas horas, em especial quando vai realizar alguma atividade que antes tinha dificuldade, é que percebe de fato a redução da dor. Em 97% dos casos, a pessoa destrava na primeira sessão! Então, fica a dica, a coluna travou? Chame seu acupunturista e restabeleça o livre fluxo energético do seu corpo. A dica serve para dor e desordens emocionais também! 😉


Por Dra. Taiane Monteiro